É inegável que nosso cenário econômico perdeu a robustez com a força e o prazo prolongado dessa pandemia a que o mundo inteiro foi assolado.

No segmento de Trânsito, em especial para os Débitos e para o Licenciamento Anual de Veículos isso não foi diferente. Ouso a dizer que nesse caso o impacto foi ainda maior, devido as características do processo e a atuação do diversos Órgãos envolvidos.

Este cenário é facilmente comprovado ao pesquisar os diversos sites de Detrans pelo Brasil afora, mostrando alta na inadimplência neste segmento. Isso afeta diretamente o Pagamento das Multas de Trânsito em todos órgãos autuadores, como Estados, Prefeituras, Polícia Rodoviária Federal entre outros.

Ao final de 2017, e posterior alteração no ano de 2018, o Denatran autorizou os Credenciadores (adquirentes) e SubCredenciadores (subadquirentes) a trabalhar em parceria com os Detrans e Orgãos autuadores, de forma presencial e/ou via web, ofertando ao Cidadão a possibilidade de pagar parcelado no Cartão de Crédito. Esse foi um grande avanço e continua sendo muito utilizado e crescendo país afora. Para isso existem uma gama de regras e procedimentos técnicos que permitem que o cidadão tenha tranquilidade em realizar os seus parcelamentos com segurança junto a empresa credenciada.

A PinPag, SubAdquirente especializada no segmento de trânsito,  foi a primeira empresa a ser homologada junto ao Denatran para oferecer o parcelamento de Débitos de Veículos.

De lá para cá, essa alternativa se solidificou, mas a diminuição do rigor nas Blitzes e outras ações de cunho regulatório motivadas pelo agravamento da pandemia, fez com que muitos não liquidassem essa obrigação em dia.

Apesar da situação já apresentada, cabe um destaque muito especial há uma categoria profissional que é, sem dúvida, grande facilitadora de pagamentos para o Cidadão, ou seja os Despachantes. Esses profissionais oferecem aos seus clientes o Parcelamento com Cartão de Crédito muito antes dessa iniciativa do Poder Público, o que no decorrer desse tempo permitiu manter em níveis satisfatórios e, em alguns períodos até em queda, a inadimplência no Licenciamento Anual e nos Débitos de Veículos (Taxas, IPVA, Multas e Seguro Obrigatório). Podemos dizer dessa forma que o Despachante é e sempre foi um parceiro destacado das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil.

Nos orgulhamos do forte trabalho realizado junto aos Despachantes em todo Território Nacional, adequando as iniciativas do Credenciamento junto aos Órgão de Trânsito, para oferecer ao cidadão brasileiro a possiblidade de parcelar os seus Débitos Veiculares de forma presencial nos escritórios de Despachantes desde meados do ano 2000 e, criando em 2019 a ferramenta WebDespachantes (www.webdespachantes.com.br) para atuação via internet.

Entendemos e acreditamos firmemente que essa opção de pagamento deve crescer bastante com o avanço da vacinação e consequente redução da pandemia do Covid19, pois os Órgãos Públicos deverão intensificar as ações para receber esses valores e diminuir a inadimplência, que afeta diretamente o seu caixa. Hoje há uma crescente demanda pelo serviço e uma oferta que intensifica, criando maior concorrência e beneficiando o cidadão brasileiro.

Essa é uma importante fotografia atual do segmento de Trânsito no momento atual do país mas, mais do que isso, mostra que uma forte parceria entre o segmento Público e empresas privadas pode criar alternativas robustas para atendimento da população.

Texto por: Luiz Claudio Sacramento – Diretor Comercial PinPag